
Denise Espírito Santo
da Silva
Coordenadora de pós-graduação e pesquisa do Instituto de Artes da UERJ, Docente do PPGARTES-Uerj e do Departamento de ensino da arte e cultura popular, Professora Procientista UERJ e Cientista do Nosso Estado Faperj, Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Teoria Literária pela UFRJ.
Minibiografia
Denise Espírito Santo é professora associada do Instituto de Artes e do programa de Pós-graduação em Artes da UERJ. Professora Procientista UERJ e Cientista do Nosso Estado Faperj. Cria do Rio de Janeiro, mais precisamente dos bairros de Botafogo e Lins de Vasconcelos, foi no teatro que encontrou a sua turma e passou a se interessar pelas produções poéticas dos territórios e circuitos culturais de periferia, acenando para uma maior interação entre arte, cidade, educação e política. Entre os anos 2011 a 2017 se dedicou ao projeto Zonas de Contato (extensão universitária), que consolidou um programa de formação nas linguagens do teatro, da dança e da performance voltado para jovens artistas e coletivos de cidades do estado do Rio de Janeiro, projeto esse que foi premiado nas três edições do edital Apoio às Artes da FAPERJ (2012-2014-2016).
Dramaturga e diretora teatral, integrou o coletivo Medéia e atualmente (2025) integra o coletivo Dançantes, com outras seis artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Londrina; o coletivo Dançantes conta com a supervisão artística de Ana Cristina Cola, atriz do Lume Teatro e professora do programa de pós-graduação em artes da cena da Unicamp.
Pesquisadora das relações étnico-raciais é curadora e coordenadora do Seminário Afroperformacidade, que já realizou duas edições entre os anos de 2018 a 2023. Participa dos programas de internacionalização Capes-Print com o projeto “Geopoéticas e novas epistemes, relações da arte e da cultura na contemporaneidade” e do programa MOVE América Capes, contribuindo para a consolidação de parcerias com o México, Colômbia, Argentina e Equador.





