top of page

Jogos de Temporalidades Inconciliáveis

Projeto do LEA em parceria com INES, IFRJ (Campus Belford Roxo) e o Instituto de Letras da UERJ.

Jogos de temporalidades inconciliáveis para educação de surdos é um projeto do Laboratório de Ensino da Arte em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), O Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Belford Roxo e o Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve-se através do intercâmbio entre os licenciandos em artes da UERJ e os professores de Artes dos institutos federais.


Desta relação são pensadas e elaboradas metodologias que, no âmbito do ensino da arte, possam contribuir para a formação de professores voltado para a educação de surdos. Propostas artísticas como acompanhamento de experiências em sala de aula são pensadas relacionando as diferenças cognitivas, físicas e sociais dos indivíduos.


O entendimento que uma prática artística é necessariamente uma prática pedagógica faz com que essas práticas possam contri-buir para a formação de professores voltados para epistemologias do fazer artístico nos espaços formais do ensino-aprendizado de surdos. Estabelecemos metodologias baseadas nos jogos de criação de visualidades que nomeamos: jogos de temporalidades inconciliáveis. Esses jogos podem se materializar em diversos meios tais como: pintura, escultura, gravura, desenho, vídeo, fotografia, cerâmica e etc desde que trabalhem com a relação conceitual de colagem e de uma prática sistêmica do “fazer todos os dias”, presentes no cotidiano escolar.

LEA LOGO_ver3.png
UERJ VETOR.png
IART VETOR.png
bottom of page