top of page

Oficina de Capas de Discos

Bossa Nova, Tropicalismo e Samba (CAp-Uerj)

A oficina de capa de discos foi realizada em 10 encontros no CAp UERJ entre os meses de julho e setembro. Ela foi oferecida no contra turno, para alunos e alunas do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A oficina de capas de discos foi dividida em 3 módulos: Bossa Nova, Tropicalismo e Samba (nesta ordem). Em cada módulo é apresentada a história do gênero musical e a estética de suas capas.


Ao ínicio de cada módulo, é apresentado um slide com informações sobre o gênero musical, sua história, contexto político e social e diversos exemplos de capas de discos da época em que a oficina se debruça (décadas de 1960 e 1970). A partir da apresentação do tema, é proposto para que cada aluno faça um protótipo de capa de disco, em tamanho real, 30x30cm. A proposta de atividade é que cada aluno ou aluna escolha um artista de sua preferência, podendo ser contemporâneo, que cante em qualquer gênero musical de sua escolha, contudo que se aplique na capa a estética do tema em questão. Por exemplo, tivemos capa do Michael Jackson com estética da bossa nova.


As capas produzidas durante a oficina irão receber plásticos próprios para discos e a ideia é que seja realizada uma exposição com todas as capas. Foram produzidas em torno de 30 capas de discos, dos três gêneros musicais abordados durante a oficina. No último encontro, dia 21 de setembro, realizamos uma confraternização com todos os alunos e alunas que participaram da oficina. Foi uma festa muito animada, com música, comes e bebes e depois de 1 hora de confraternização fomos terminar as capas que ainda precisavam de um toque final.

LEA LOGO_ver3.png
UERJ VETOR.png
IART VETOR.png
bottom of page