
Ateliê de férias
> Desenvolva suas habilidades de ensino
> Aprenda sobre as artes e processos criativos
O Ateliê de Férias
é um evento colaborativo e online projetado para quem quer transformar o tempo livre de janeiro em produção artística.
É um espaço de "portas abertas" digitais, onde o Laboratório de Ensino da Arte (LEA) atua como mediador entre quem quer ensinar e quem quer aprender.
CO-LA-BO-RA-TI-VO - partindo de pressupostos como a economia solidária, as oficinas serão gratuitas com contribuição financeira voluntária.
Cronograma Geral
Chamada para Oficineiros: Submeta a sua ideia até 20 de janeiro! https://forms.gle/rXZmuAaF4Vph9jGt8
Período das Oficinas: Última semana de Janeiro.
Conheça as oficinas:
/ ARTE E SAÚDE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
/ CONSTRUÇÕES SONORAS AUDIOVISUAIS
/ CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE A PARTIR DO TEATRO
/ EXPLORANDO LINGUAGENS: oficina de experimentação artística
Oficina
Arte e saúde: um diálogo necessário
Inscrições:
Oficina online
04/02
Horário: 19h - 21h
Carga Horária: 2h
Número de participantes: 20 vagas
Abordaremos a importância da arte como elemento de prevenção e auxiliar no tratamento de questões de saúde física e mental, entendendo o ser humano como ser integral em sua dimensão biopsicossocial. Música, poesia, teatro, cinema e bens culturais como direito e não como privilégio. Discutiremos a experiência do Projeto de Extensão “Artistagens Musicais e Audiovisuais” como uma de nossas ações para pensar a arte na Universidade. Exploraremos a presença destas diferentes formas de expressão artística em nossas vidas e de que modo impactam diferentemente em nossas subjetividades.
OFICINA COM:
Luciana Velloso - Sou Escritora, Psicóloga e Professora Associada da UERJ, onde leciono disciplinas vinculadas ao Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) no curso de Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Graduada em Pedagogia e História (UERJ), Ciências Sociais (FGV) e Psicologia (IBMR). Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib). Integrante do grupo de percussão feminina Fina Batucada, da Escola de Música Villa Lobos.
Vitor Ribeiro Correia - Sou graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), discente da Pós-graduação de Especialização em Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II (EEAV) e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib). Comprometido em dialogar com o encontro de múltiplos olhares da educação com a arte!
Oficina
CONSTRUÇÕES SONORAS / AUDIOVISUAIS
Oficina online
26/01 e 02/02 (encontros sequenciais)
Horário: 20h às 21h30
Carga Horária: 3h
Número de participantes: 20 vagas
O objetivo é suscitar provocações e reflexões nos participantes, acerca do papel do som e suas possibilidades de subversão no âmbito da realização audiovisual. O caráter dessas práticas é experimental e visa uma contraposição às convenções hegemônicas do som no cinema clássico.
Tem como base conceitos de escuta (Pierre Schaeffer), bem como suas possibilidades de reativação (Marina Mapurunga) e gambiarra (Giuliano Obici).
Serão três práticas de criação, sendo duas delas sonoras e uma audiovisual.
OFICINA COM:
Lucas Fortunato - Professor de Arte, educador audiovisual e pesquisador de Cinema-Educação, com foco nas relações entre cinema, ensino de arte e educação básica. Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.
Oficina
CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE A PARTIR DO TEATRO
Oficina online
27/01/26 (ter)
Horário: 15h às 17h
Carga Horária: 2h
Número de participantes: 15 vagas
Apenas atrizes e atores podem se beneficiar de uma oficina sobre estados expressivos? Acho que não! Compreendemos que em diversos contextos, sejam eles das artes ou não, as pessoas podem se beneficiar de expressividade e criação.
Nesse sentido, a oficina se propõe a trabalhar a espontaneidade através de diversas técnicas teatrais e de direção como memória sensorial, confiança, improviso e análise intuitiva, integrando corpo e imaginação. O trabalho se apoia principalmente em Stanislavski e em seu Método de Atuação, com exercícios como memória sensorial, speak out, bloco de texto, viewpoints e treinos de corpo e atividade voltados para desenvolver presença, escuta, vulnerabilidade e verdade cênica.
OFICINA COM:
SOFIA GARDEL - Sou formada em ciências sociais pela UFRJ, teatro pela Cesgranrio e cursando Terapia Ocupacional na UVA. As aulas e processos que conduzo se baseiam em exercícios psicofísicos, imaginação sensorial, construção de presença e fortalecimento emocional. Não trabalho para “ensinar a atuar”, mas para criar um campo onde atores e não-atores possam desenvolver autonomia emocional, baixar sua ansiedade e possivelmente aumentar seu repertório afetivo encontrando um estado criativo disponível. Minha prática articula criação artística e Terapia Ocupacional, partindo de uma escuta atenta das dimensões emocionais e sensoriais que atravessam o corpo e muitas vezes passam despercebidas nos processos de formação e cuidado.
Oficina
EXPLORANDO LINGUAGENS: oficina de experimentação artística
Oficina online
26 (seg), 27 (ter) de janeiro e 02 (seg) de fevereiro
Horário: 18h às 20h
Carga Horária: 6h
Número de participantes: 14 vaga
Quem define o que é arte? Quem define o que não é arte? Esta oficina propõe uma jornada prática de investigação pessoal. Em três encontros, exploraremos diversas linguagens artísticas por meio de discussões, temas e exercícios para desenvolver um processo criativo individual, seja você artista ou não.
OFICINA COM:
Carlos Martelote - é pianista, educador e artista visual da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro. Martelote nos conta sua história e nos permite conhecer seu íntimo a partir de sua produção. Nela, explora seu consciente e inconsciente, utilizando elementos da música, de suas perdas e memórias.
Mais sobre Carlos: https://martelote.com
Oficina
COLAGEM DA MEMÓRIA
Oficina online
30 (sex)
Horário: 19h às 21h
Carga Horária: 2h
Número de participantes: 20 vagas
Materiais necessários: Tesoura, folha branca do tamanho de sua preferência , cola bastão e/ou branca, fotografias, revistas, jornais, qualquer material para desenho como lápis, caneta bic ou canetinha.
Mais do que uma atividade de criação manual, esta oficina convida os participantes a refletirem sobre suas próprias trajetórias, transformando recordações em expressão artística. O ato de colar torna-se, assim, uma metáfora para o gesto humano de recompor memórias, reorganizar narrativas e reinventar significados.
OFICINA COM:
Teresa Veríssimo - É artista visual em formação pela UERJ e minha pesquisa se concentra nos limites entre corpo, memória e território. Minha produção atravessa linguagens como colagem, pintura, desenho e instalação, explorando texturas e narrativas visuais que revelam fragmentos de experiências e afetos. Colagem da Memória "A oficina Colagem da Memória propõe um mergulho na criação artística a partir de fragmentos do cotidiano. Fotografias, papéis, tecidos e imagens — elementos que carregam histórias e lembranças — são reorganizados em novas composições visuais, ressignificando tempos, afetos e
experiências.
Oficina
ATUAÇÕES AUDIOVISUAIS
Inscrições: LOTADA
Oficina online
27 (ter), 28 (qua) e 29 (qui) de janeiro
20h às 21h30
Carga horária total: 4,5h
via Google Meet
20 vagas
Existe apenas um tipo de atuação audiovisual? Como aprofundar os estudos para além das fórmulas milagrosas? Nesta oficina de três dias, online, vamos percorrer alguns caminhos a partir da história do Cinema.
OFICINA COM:
Rafael Romão - licenciado e mestre em cinema e audiovisual, doutorando em Educação (PROPED), tem atuado no ensino de diferentes áreas do cinema há 13 anos. Montador, roteirista e diretor assistente, foi professor da graduação em Teatro da Faculdade Cesgranrio, onde desenvolveu um pensamento teórico-prático sobre a atuação no audiovisual a partir de diferentes disciplinas ministradas.
Andrea Cevidanes - licenciada em teatro, mestranda em Educação (PROPED). Atriz, diretora, professora e dramaturga na Cia de Teatro Porão da Casa. Professora e coordenadora da Matriz Educação e diretora cênica da escola Villa Lobos.

